Ao acompanhar um presente que compramos pela Vinklo, temos 6 status disponíveis na tela. Vamos entender melhor o significado de cada um deles:
(1) Compra realizada:
O primeiro status a acender na página de acompanhamento do pedido é o de "Compra realizada". Isso significa que o seu pagamento já foi processado com sucesso e que a mensagem de WhatsApp foi disparada.
Além do status, você pode aproveitar para conferir o número de WhatsApp que inseriu no momento da compra e corrigi-lo enquanto o status do presente continua como "apenas presenteado", ou seja, quando a pessoa que recebeu a mensagem ainda não interagiu com o presente.
(2) Mensagem entregue; e (3) Mensagem visualizada:
Os status de mensagem entregue e de mensagem visualizada só serão registrados (ou seja, só veremos o status + data em que o status foi reconhecido) em telefones que possuem a configuração de "Confirmação de leitura" ativa. Essa é a configuração de privacidade de mensagens disponibilizada no WhatsApp que faz com que apareça um "tique duplo" colorido quando a pessoa visualizou a nossa mensagem.
No exemplo da imagem, podemos ver que os dois status não foram registrados no sistema. Isso ocorreu porque quem recebeu os presentes não utiliza a função de confirmação de leitura, então não conseguimos ter esses registros com relação a entrega e visualização da mensagem. 🤓
(4) Presente visualizado
O status de presente visualizado significa que a pessoa presenteada viu a mensagem do WhatsApp e chegou a interagir com o link do presente, mas não avançou nas telas e não chegou a ver o produto escolhido.
Fazendo uma analogia com um presente físico, é como se você tivesse deixado a caixa do presente na casa da pessoa, mas, por enquanto, ela só viu quem foi que a presenteou, mas não abriu a caixa para ver o que o presente é:
(5) Presente aberto
Já o status de "presente aberto" significa que, depois que a pessoa chegou a receber e clicar na mensagem para visualizar seu presente pela primeira vez, ela avançou as telas e conseguiu ver seu vídeo (quando houver), o cartão digital com a mensagem que você escolheu e, claro, o produto que ela ganhou:
(6) Presente resgatado
Por último, o status de presente resgatado significa que a pessoa que você presenteou tomou uma decisão com relação ao presente que você escolheu. Ela pode ter optado por:
Receber em casa: caso haja disponibilidade para a entrega no endereço selecionado por ela, ela pode receber exatamente o mesmo produto que você escolheu; ou
Trocar o presente: caso o produto escolhido seja repetido, não tenha disponibilidade para entrega no endereço ou não tenha alguma característica em específico (por exemplo: cor, voltagem, tamanho), a pessoa presenteada pode escolher por trocar o presente por outro produto, antes de receber em casa.
Agora, todas as atualizações a respeito do resgate do presente serão enviadas exclusivamente para a pessoa que você presenteou, porque o presente passa a pertencer a ela - ou seja, passa a ter dados sensíveis vinculados a pessoa que você presenteou!
Para ver mais detalhes sobre como funcionam as trocas dos presentes, você pode consultar o nosso artigo: A pessoa presenteada pode trocar o presente por outro produto do site?
Até a próxima! 👋